O Banho do bebê

No início, pode ser assustador colocar o seu bebê indefeso dentro de uma banheira de água, mas à medida que se tornar mais confiante em suas habilidades, você vai ver que a hora do banho pode ser divertida para o bebê e os pais. Esta seção inclui instruções para banhos de esponja e procedimentos para banho de banheira. Mas primeiro, falaremos de um ponto muito importante na hora do banho: o cordão umbilical.

O cordão umbilical

A maioria dos bebês chega em casa dos hospitais com um vestígio do cordão umbilical ainda grudado ao umbigo. Até que ele caia, dê banho apenas de esponja no seu bebê. Limpe a área do umbigo duas vezes ao dia com uma esponja de algodão embebida em álcool. Faça isso com cuidado em toda a área do umbigo, certificando-se de atingir a base do toco do cordão. Fique atenta quanto à presença de matéria amarela (um tipo de secreção que pode se desenvolver) e vermelhidão da pele. Estes são sinais de possível infecção: avise o médico pediatra se os sinais persistirem. Mantenha a aba superior da fralda do bebê dobrada para baixo do umbigo para ajudar a manter a área seca. Algumas fraldas são feitas com uma parte recortada para acomodar o cordão.

Quando o cordão cai, geralmente, de 10 a 12 dias depois do nascimento é comum algumas gotas de sangue restarem no umbigo. Nenhuma bandagem, faixa ou fita são necessários. Se o umbigo não secar dentro de poucos dias depois de cair, um granuloma umbilical pode aparecer. Isto é um pequeno pedaço de tecido do umbigo na junção do antigo cordão e da nova pele. O pediatra pode resolver a situação facilmente no primeiro exame de rotina. Se houver muito sangue ou um cheiro desagradável vindo do cordão, consulte o médico para obter instruções sobre quaisquer cuidados especiais necessários.

Banhos de esponja

Para um banho de esponja, você precisa de ambiente quente, sem corrente de ar, uma bacia de água morna e duas toalhas grandes: uma para dar o banho no bebê e outra para envolvê-lo após o banho. Se o bebê chorar quando estiver despido, dê o banho em etapas, removendo somente parte da roupa de cada vez. Entretanto, muitos bebês amam a sensação de estarem totalmente nus e adoram balançar seus braços e pernas livremente. Você não precisa usar sabonete em um recém-nascido. Alguns pais não usam sabonete durante muitos meses. Se você não consegue deixar de usar, use muito pouco porque ele resseca a delicada pele do seu bebê. Use um especialmente formulado para bebês.Os comuns perfumados podem gerar uma reação alérgica. Se você usar sabonete líquido precisa tomar cuidado para que o bebê não escorregue de suas mãos.

Os bebês não precisam tomar banho todos os dias. É claro, você troca a fralda freqüentemente e dois ou três banhos completos por semana são suficientes. Porém, muitos pais dão banho diariamente em seus bebês porque a hora do banho pode ser muito divertida para eles e o bebê. Você deve definir e seguir uma rotina para os banhos, pelo menos até que esteja bem acostumada com o procedimento. Lembre-se: nunca deixe seu bebê sozinho na água por nenhum motivo! Não importa quanta água tenha na banheira nem se você vai voltar rápido. O banho nunca é um local seguro para um bebê sozinho ou para uma criança pequena. Nem mesmo vire as costas! Seu filho requer supervisão constante, segundo a segundo!

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: