Ajudando o seu bebê a parar de chorar

Outra responsabilidade muito importante dos pais é confortar o bebê quando ele chora. O choro é especialmente perturbador para pais novatos, que acham que algo deve estar errado. Porém, é perfeitamente normal os bebês chorarem. O choro proporciona a eles um pouco de exercício e é, afinal, a única maneira de que dispõem para expressar suas necessidades. Nesta seção, você vai ler sobre as causas do choro do seu bebê e algumas maneiras de dar conforto a ele.

As causas do choro de um bebê

A dificuldade de descobrir quais são estas necessidades. Em um recém-nascido o choro pode significar: fome, necessidade de trocar a fralda e necessidade de ser pego no colo e confortado. Os bebês têm um choro exigente característico que geralmente atinge um pico quando eles têm por volta de seis semanas de vida e diminui por volta dos três meses.

Choros diferentes para motivos diferentes. Cada bebê tem uma maneira difetente de expressar suas necessidades. Muitas mães conseguem identificar o motivo do choro de seus bebês. Por exemplo, o choro de fome é ritmado e repetitivo, o choro de dor é alto e agudo e o choro de doença é contínuo, gemido e anasalado. À medida que os bebês crescem, eles descobrem mais motivos para reclamar por meio do choro: ócio, frustração, solidão, medo, super estímulo e, às vezes, o cansaço excessivo que impede o sono. Quando conhecer melhor o seu filho, você aprenderá a interpretar os motivos de seu choro.

Dor, doença e gases. Ocasionalmente, um bebê chora porque está sentindo dor. Uma causa comum para a dor é a ponta de um alfinete de segurança aberto. Atualmente, evita-se este problema com o uso de alfinetes projetados especialmente para fraldas ou utilizando fraldas descartáveis, que dispensam alfinetes. Outra causa da dor é algum fio das roupas do bebê enrolado fortemente ao redor de um dedo do pé ou da mão e que esteja bloqueando a circulação.

Um bebê que chora devido à doença normalmente apresenta, sintomas como febre, diarréia ou um nariz entupido. O bebê pode indicar uma dor de ouvido puxando ou tentando puxar sua orelha. Um bebê também pode chorar porque esta com gases, especialmente se ele não arrotou o suficiente. Geralmente, um bebê saudável tem um choro alto e forte. Se o choro do seu bebê se tornar estranhamente fraco, consulte seu médico imediatamente.

Ciclos de choro. Às vezes, especialmente se você desenvolveu depressão pós-parto, você e seu bebê podem entrar em um ciclo de choro conjunto. Quando o bebê chora, você fica ansiosa e nervosa. Quanto mais o bebê chora, pior você se sente e nada do que você faça parece ajudar a acalmá-lo. O bebê percebe os seus sentimentos. Sua ansiedade deixa o bebê ansioso e desconfortável e ele expressa estes sentimentos chorando ainda mais. Você também se desmancha em lágrimas e nenhum dos dois parece que vai parar de chorar.

Uma maneira de ambos se acalmarem é tomar um banho morno juntos. O contato com a pele e o ambiente líquido morno são calmantes e podem ser tudo o que precisam. Porém, se você passar por esta situação com regularidade, converse com um parente experiente ou com o seu médico.

Confortando um bebê que chora

Você perceberá que algumas das etapas que pode você realizar para ajudar o seu bebê a parar de chorar são as mesmas utilizadas para fazê-lo dormir. Grande parte do procedimento se baseia em afeto, som ritmado e movimento repetitivo e delicado. Você pode combinar estes três grandes confortos ao afagar seu bebê enquanto canta suavemente para ele e se balançam juntos em uma confortável cadeira de balanço.

Isto também acalma e descansa e você provavelmente achará esta uma solução mais razoável do que simplesmente deixar o seu bebê chorar, como alguém pode aconselhá-la a fazer para mostrá-lo quem está no comando. Pegar seu filhinho no colo quando ele chora não vai mimá-lo, seja lá o que você possa ouvir de outras pessoas. Lembre-se também de fazê-lo perceber que chorar não é a única maneira de pedir o seu carinho e amor. Às vezes, pegue o seu bebê no colo e o acaricie quando ele estiver acordado e não estiver chorando.

Quando o seu bebê começar a chorar, primeiro faça as perguntas óbvias: ele precisa ser alimentado ou sua fralda precisa ser trocada? Ele está cansado? Caso nada disso for a causa do choro e se ele não tiver nenhum sintoma de doença, então pode não existir uma solução instantânea. Em vez disso, tente confortá-lo balançando, acariciando e cantando para ele. Você também pode distraí-lo com alguma coisa que ele gosta, como um brinquedo favorito ou um banho. Continue lendo as dicas e procedimentos para o banho.

A seguir, falaremos sobre uma tarefa que é muito mais agradável do que tentar fazer o seu bebê parar de chorar: dar banho nele.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: