DAMAS DE HONRA E PAJEM


Todo mundo concorda que em um casamento o momento de maior destaque é entrada da noiva na igreja, mas vamos combinar que um dos momentos mais fofos é a hora da entrada da daminha e do pajem.
A daminha entra logo atrás do pajem, carregando uma cestinha com pétalas de rosas, que ela vai espalhar no cortejo de entrada da igreja. Entrar com a cestinha de pétalas é a forma tradicional, mais você pode inovar se assim quiser, colocando doces, confetes, ou mesmo entrar carregando um pequeno buquê ou uma flor, sempre combinando com o buquê da noiva.
O número de damas fica ao seu critério, convidar só uma dependendo da idade pode não ser uma boa ideia por que a criança pode ficar inibida. Se tiver a presença de mais crianças ela com certeza se sentirá mais segura, e caso alguma delas desista de entrar você sempre terá outras opções.
Seja qual for a idade da daminha a noiva e os familiares devem explicar pra daminha com bastante antecedência, o que a criança tem que fazer, assim a criança vai ficar mais calma, ensaiar em casa pode ser uma boa alternativa. E lembre que os pais devem sentar próximos ao local onde a daminha vai ficar, ou seja, nas cadeiras lá da frente para dar mais segurança as crianças.
Quando for organizar o cortejo de entrada lembre que o pajem entra primeiro, carregando sempre a almofada com alianças, depois vem a daminha com sua cestinha. Se você tiver apenas um de cada eles entra e se posicionam do lado esquerdo da igreja. Agora se você tiver mais de um pode formar pequenos casais para entrarem juntos, ficando um de cada lado da igreja.
Há uma pequena diferença entre damas e daminhas. As damas de honra em geral são moças entre 13 e 24 anos de idade, hoje em dia poucos casais optam por ter damas de honra esse papel é desempenhado pelas madrinhas. Quando se tem damas de honra o vestido deve acompanhar o estilo do vestido da noiva, geralmente a noiva escolhe um modelo para todas, deve ser em tons claros como lilás ou salmão. Todas as damas devem usar o mesmo tipo de arranjo e penteado, e o mesmo buquê.
Já a daminha geralmente tem de 3 à 8 anos, podendo vestir trajes brancos, pérolas, tons pasteis, lilás. Se a cerimônia acontecer de manha pode até ter um pouco de estampa, se for realizada a noite prefira os modelos com rendas e detalhe em cetim. Evite usar luvas muito longas, e os sapatos devem ser da cor do vestido. Os pajens vão sempre de terninhos de tons escuros e camisas brancas. O sapato deve ser de amarrar e ser de verniz.
Na hora de arcar com os custos de vestuário dos pequenos, vale lembrar o seguinte, o costume é que a noiva pague apenas o buquê, as luvas e o arranjo do cabelo. Os pais devem arcar com as despesas de vestido, sapatos e penteado. Esses detalhes precisam ser esclarecidos na hora em que você faz o convite, deixando os pais das crianças livres para recusar o convite se assim desejarem. Porém, se você achar que fica deselegante pedir aos pais das crianças para pagarem essas despesas, terá que arcar você mesma com esses custos.
Cuidado com a idade dos pequenos que você vai chamar para entrar com você na igreja, crianças menores de quatro anos podem se comportar de maneira inesperada, já pensou se na hora ele(a) não quer entrar de jeito nenhum, começa a chorar, ou volta na metade do caminho. A presença de damas e pajens é dispensável, fica mesmo a escolha da noiva, mas é bem bonito ter a presença dos pequenos entrando antes da noiva, vai no mínimo embelezar sua festa.

Leia mais: DAMAS DE HONRA E PAJEM | Noivinha Feliz http://www.noivinhafeliz.com.br/daminhas/damas-de-honra-e-pajem.html#ixzz1AXciBKlV

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: