Crianças podem mentir para chamar atenção

“As crianças têm uma capacidade fértil” para inventar histórias, contudo “não se deve considerar que elas mentem sempre ou dizem sempre a verdade”. É desta forma que o psicólogo forense Carlos Poiares comenta o caso da menina de seis anos que terá inventado abusos sexuais por parte de amigos da mãe e com a conivência desta.

O caso data de 2005 e foi arquivado pelo Ministério Público de Caldas da Rainha. Segundo o despacho do MP, “não existem indícios suficientes quer da ocorrência (abusos) quer da responsabilidade da arguida (mãe da menor)”.

A menina, actualmente com 11 anos, acusava alguns amigos da mãe de a despirem e colocar “cenouras e cebolas no pipi, para depois fotografarem” e que “a mãe sabia o que se estava a passar e ficava a fumar à janela” de casa. No depoimento que prestou, a menor foi mudando os nomes dos alegados envolvidos.

O caso foi investigado pela Polícia Judiciária e a menor chegou mesmo a ter um auxiliar da escola a vigiá-la durante um ano.

Carlos Poiares alerta para o facto de alguns abusos sexuais inventados por menores “serem apenas chamadas de atenção”, ou reflexos “de ruptura familiar mal resolvida”. Segundo o professor de psicologia forense, os psicólogos forenses têm já formas de “espoletar situações” através de entrevistas específicas para menores.

O importante, ressalva, “é agilizar procedimentos para se perceber se há ou não contaminação do discurso” que pode ser feito através de adultos ou mesmo das notícias de televisão.

Para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, estas situações “não são normais”, mas alerta para a capacidade das crianças em fabularem. “Com este discurso tão estranho, a criança poderá querer chamar a atenção” refere, garantindo que os menores “têm muita capacidade para mentir”.

Segundo a médica, “esta é uma questão da psicologia e não da lei”, pelo que a menor deve ser acompanhada.
ALEXANDRA SERÔDIO
Jornal de Notícias

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: