A vida na Rua:

Criança de rua

O termo crianças de rua ou meninos de rua refere-se às crianças e adolescentes que encontram-se em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social e que, nessas condições, estão expostos a diversos riscos como: violência (física e sexual), uso de drogas (lícitas e ilícitas), exploração como mão-de-obra infanto-juvenil, má nutrição e diversas doenças.

Essas crianças podem ou não ainda manter vínculos com suas famílias e, dada a fragilidade dos mesmos, vivem a maior parte de seu tempo na rua, tornando mais frágeis seus vínculos simbólicos e afetivos.

Segundo o governo federal, no Brasil existem duzentas mil crianças de rua

QUEM SÃO ELES ?
Eles não gostam de ser chamados “crianças de rua”, esses meninos e meninas, muitas vezes pequenos, que vivem, ou melhor, sobrevivem em ruptura total com suas famílias, nos despejos de lixo, nas rodoviárias ou embaixo dos viadutos da maioria das grandes cidades do Terceiro Mundo. Eu não duvido nem um instante que eles encontrarão uma outra palavra, uma palavra deles para identificar-se. O certo é que eles existem. E se não formos totalmente insensíveis, desejaremos fazer alguma coisa para ajudá-los.

COMO SALVÁ-LOS ?

Para resolver definitivamente o problema, certamente seria melhor prevenir, evitar que novas crianças caiam na rua. Enquanto este trabalho não é feito, é preciso salvar as que já estão na rua. Pode-se salvar as crianças de rua, todas as crianças de rua ; é uma simples questão de vontade política.

Para salvar as crianças de rua poucos meios são necessários. Os projetos mais caros não são necessariamente os melhores.

Por que as crianças de rua ?
Porque é insuportável saber que existem crianças, e algumas pequenas, que vivem e morrem na rua.

Ajudar essas crianças a sair da rua, para nós e muitos outros, é um combate. Ele começa a ter alguns progressos. Através de pequenas ações, a vida das crianças de rua volta ao normal.

E muitas vezes tem pessoas de classe média que reclamam da vida que levam

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: