CRIANÇAS NA INTERNET

Com que idade devo deixar meus filhos entrarem na Internet?
R.
As crianças estão ficando online cada vez mais novas — de fato, o segmento de usuários da Internet de crescimento mais rápido agora é o pré-escolar. Muitas crianças usam a Internet na escola aos seis anos, assim elas também provavelmente vão querer ficar online em casa nessa idade.
Crianças abaixo dos dez anos, contudo, geralmente não possuem as habilidades de raciocínio crítico para ficar online sozinhas, então envolva-se quando crianças com menos de dez anos usarem a Internet. Sente-se com eles quando ficarem online. Certifique-se que elas vão a sites que você escolheu.
Ensine-lhes a nunca compartilharem informações pessoais pela Internet.

Devo deixar meus filhos terem suas próprias contas de e-mail?
R.
Crianças pequenas devem compartilhar um endereço de e-mail da família em vez de ter suas próprias contas. À medida que ficam mais velhas e querem mais independência, você pode lhes dar seus próprios endereços. A correspondência pode ainda residir na caixa de entrada da família, para que você possa perguntar sobre mensagens de aparência suspeita que elas recebam.
Para mais informações sobre incluir contas de e-mail no Microsoft Outlook, consulte Sobre contas de e-mail.
Pergunte a seu ISP (Internet service provider – provedor de serviços de Internet) que opções ele fornece para contas de e-mail familiares.

Que “regras da casa” devo ter para o uso da Internet?
R.
Trabalhe com seus filhos para criar um contrato que descreva os direitos e deveres do uso do computador em casa. As sugestões de seus filhos são importantíssimas para o sucesso do contrato. Certifique-se de que o contrato cubra:

Aonde seus filhos podem ir online e o que podem fazer lá.

Quanto tempo eles podem passar na Internet.

O que seus filhos devem fazer se algo ou alguém os fizer sentir desconfortáveis.

Como proteger as informações pessoais deles.

Como ter consciência de segurança em ambientes interativos.

Comportamento ético e responsável online.

Como usar salas de bate-papo, grupos de notícias e serviços de mensagens instantâneas.
Imprima as regras e as mantenha perto do computador da família para que todos se lembrem delas. Analise-as regularmente e as atualize conforme seus filhos ficam mais velhos.

O que devo saber antes de deixar meu filho usar serviços de IM (instant messaging – mensagens instantâneas) como o Windows Live Messenger?
R.
Sua função inicial é discutir diretrizes de segurança e privacidade com seus filhos. Você também deve encorajá-los a se comportar bem quando usarem a IM. Isso inclui ensiná-los a não intimidarem outros e como contar a você se forem intimidados.
Aqui estão algumas regras sugeridas para o uso de IM:

Não preencha um perfil pessoal ou um perfil de lista de membros. (Esses perfis podem ser vistos por qualquer pessoa usando o serviço).

Nunca fale com ninguém online que tenha um endereço de e-mail ou nome de IM que você não reconheça. Como pai, você deve examinar a lista de contatos de seus filhos regularmente para certificar-se de que eles conhecem todos com quem conversam.

Analise cuidadosamente uma nova solicitação de lista de amigos antes de permitir que aquela pessoa entre em sua lista de IM. Se não quiser adicioná-la, pode bloqueá-la em sua lista.

Nunca use IM para espalhar boatos, fofoca ou mensagens preconceituosas.

Crianças podem se viciar na Internet?
R.
As crianças podem usar a Internet para fazer pesquisas para seus deveres de casa, aprender novas habilidades e explorar novas culturas e construir relações com outras crianças. Crianças tímidas pessoalmente podem sentir-se mais confortáveis ligando-se a pessoas inicialmente pela Internet.
O uso excessivo de computador, entretanto, pode isolar ainda mais crianças tímidas de seus pares. Ou pode afastá-las de outras atividades como deveres de casa, exercícios, sono ou passar tempo com outras crianças.
Pais e professores geralmente não tem consciência de que uma criança tem um problema com a Internet até que se torne grave, porque é fácil esconder a atividade online e o vício na Internet ainda não é amplamente reconhecido.
Para apoiar um uso saudável da Internet em sua família, estabeleça regras em torno do uso do computador. Equilibre o tempo no computador com atividades físicas e sociais.
Certifique-se de que seu computador conectado à Internet fique em um espaço público, não no quarto de seu filho.

O que meus filhos devem saber sobre vírus de computador?
R.
A vírus é um programa de software mal-intencionado que infecta arquivos ou unidades de disco rígido de computador e depois faz cópias de si mesmo. Muitas atividades que as crianças fazem online pode deixar o computador vulnerável a vírus.
Anexos de e-mail são um meio comum para a distribuição de vírus, mas os vírus podem ser baixados quando você compartilha arquivos e abre anexos de mensagens instantâneas.
Certifique-se de que seus filhos entendam o seguinte:

Nunca abra um anexo de e-mail que você não solicitou. Envie um e-mail aos amigos para confirmar que eles tinham a intenção de lhe enviar um anexo.

Configure seu programa de mensagens instantâneas para que não possa receber arquivos de outros usuários.

Nunca faça download de qualquer programa sem consultar seus pais antes.

Estou preocupado com o uso da Internet por meus filhos. Posso rastrear aonde eles vão online?
R.
Sim, há maneiras para você rastrear aonde eles têm estado online, mas saiba que crianças experientes em computador sabem como cobrir seus rastros na Internet. É mais eficaz ter regras claras sobre o uso da Internet e comunicar-se abertamente com seus filhos.
Quando você navega na Internet, seu navegador da Web coleta informações sobre os locais que visita e as armazena em seu computador.
Os navegadores normalmente mantêm um histórico dos sites visitados recentemente. A maioria das versões do Internet Explorer possuem um botão Histórico na barra de ferramentas superior.
Caso você não veja o botão, pressione as teclas Ctrl (control) e H ao mesmo tempo, o que exibirá a listagem do histórico. Dê um clique duplo em qualquer item para ver o site.
Os navegadores também fazem cópias temporárias das páginas da Web, conhecidos como arquivos de cache, e as armazenam em seu computador.
Para ver seus arquivos temporários no Internet Explorer:
1.
No Internet Explorer, clique em Ferramentase selecione Opções da Internet.
2.
No menu Geral na área Arquivos Temporários da Internet , clique no botão Configurações .
3.
Na caixa pasta de arquivos Temporários da Internet , clique no botão Exibir Arquivos .
Você deve ver uma lista de páginas da web que você ou seu filho visitaram recentemente, assim como as imagens exibidas e cookies colocados em seu computador.

O que devo fazer se seu filho estiver sendo molestado online?
R.
Isso é conhecido como o comportamento de valentões cibernéticos (cyberbullies) ou griefers (jogadores que jogam apenas para importunar outros) e está se tornando comum entre adolescentes. Incentive seus filhos a falarem com você se acontecer alguma conversa online com a qual se sintam desconfortáveis. Você pode impedir que essa pessoa envie as mensagens de assédio usando as opções de bloqueio que acompanham muitos programas de e-mail e de mensagens instantâneas.
Salve qualquer mensagem perturbadora e a encaminhe ao seu provedor de serviços de e-mail. A maioria dos provedores têm políticas de uso apropriadas que impedem os usuários de importunar outros pela Internet.

Meu filho adolescente quer comprar online. Como posso ter certeza de que o site é seguro?
R.
Antes de permitir que um filho adolescente use seu cartão de crédito online, dê a ele diretrizes claras sobre compras online e o que procurar para manter as transações seguras.
Ensine a ele o que procurar em um site da Web que possa indicar que é correto dar informações de cartão de crédito no site. Antes de comprar em um site da Web, procure:

Um selo de garantia de qualidade do Better Business Bureau (ou outra organização) que faça o link com o site da Web apropriado.

Um ícone de cadeado fechado no canto inferior da tela, que indica que somente você e o site da Web podem ver transações financeiras.

Um “https” (o “s” significa seguro) incluído no endereço do site da Web exibido na caixa de endereços de seu navegador.
Os itens acima podem ser forjados, portanto é importante incentivar que seus filhos lhe perguntem antes de qualquer compra online para que você possa ser o juiz final quanto à segurança do site da Web.
http://www.microsoft.com

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: