Quando a criança se separa dos pais…início da escola… como reagir

É desde cedo que as crianças aprendem a separar-se dos pais, assim que vão para a creche ou para o jardim de infância. Deverá ajudar o seu filho a enfrentar e superar estas contrariedades que vão surgindo na sua vida. O processo de separação é muito importante para uma criança pois ir á ajudá-la e ensiná-la a superar as frustrações que irão surgindo ao longo da sua vida.

O primeiro passo deverá a tornar-se mais independente em relação á mãe sem perder a sua autoconfiança. No inicio a mãe desempenha um papel muito presente e para que a criança se consiga separar tem que estimular a sua autonomia.

Iniciar a escola pode ser muito preocupante para os pais. Será que o seu filho se irá integrar? Será que se vai adaptar e gostar dos colegas? Existem muitas angustias relacionadas com esta primeira fase. Algumas crianças sentem-se abandonadas e ficam com medo de que a mãe não volte para as ir buscar. Deverá explicar ao seu filho que irá para a escola e que os pais o irão buscar á tarde. Não fique ansioso, tente despedir-se sem nervosismo, sem dramas, não fuja, deverá agir calmamente. Poderá ser normal durante os primeiros tempos o seu filho estar mais nervoso. Este nervosismo poderá manifestar-se de várias formas, através de febre, através de vómitos, ou outros… este sintomas deverão passar pouco tempo depois. O processo de integração poderá ser mais ou menos complicado dependendo da fase de desenvolvimento da criança.

É importante que durante este processo de adaptação os pais não discutam á frente dos filhos pois eles deverão continuar a pensar que nós pais continuamos a controlar a situação e não nos sentimos inseguros ou nervosos com nenhuma situação nova.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: