Incutir-lhes hábitos alimentares saudáveis

É tradição bebés gordinhos e rechonchudos. O que acontece é que estas crianças crescem e transformam-se em grandes consumidoras de produtos alimentares altamente calóricos e prejudiciais á saúde. Foi realizado um estudo pela Comissão Europeia, no qual Portugal se encontra nos primeiros lugares com a maior taxa de obesidade infantil. Cerca de 30% das crianças com idades entre o 7 e os 11 anos têm excesso de peso. Este problema nunca vem só, significa que pode originar problemas de auto-estima, problemas ao nível escolar, depressões, sentimentos de exclusão e marginalidade.

A criança obesa é mais propensa a contrair doenças tais como: hipertensão, apneia do sono, distúrbios hepáticos e arteriais, colesterol,cálculos renais e também varizes, prisão de ventre e falta de mobilidade e flexibilidade.

A obesidade infantil é actualmente um problema que necessita do esforço de todos nós, por começar em casa, com bons hábitos alimentares. E não nos podemos esquecer que não podemos limitar uma criança, o que não pode comer, quer isto dizer que produz o efeito contrário, a criança terá mais vontade de comer determinadas coisas a que está limitada. Não podemos no entanto privar a criança de determinados alimentos pois esta está em crescimento.

Existe alguns truques que podem ajudar, para que a criança como menos mas melhor:

Coloque as guloseimas fora do alcance da criança (não tenha bolachas e alimentos similares á vista);
Controle a quantidade de alimentos (colocando a comida em partos mais pequenos, ficará com a sensação de que comeu um prato cheio, quando na realidade era menos comida);
Faça pratos coloridos (Pode provocar um efeito psicoemocional positivo, utilizando mais legumes e saladas);
Coloque á vista no frigorifico bastantes frutas (ricas em várias vitaminas são optimas para saciar a foma);
Prepare um lanche saudável (em lugar de bolos, experimente barrinhas de cereais ricas em fibras);
Tentar respeitar as horas ds refeições, bem como comer entre as principais refeições;
O ambiente á mesa deverá ser calmo, sem discussões;
Não obrigue o seu filho a comer, este processo demora bastante tempo de adaptação é progressivo, tenha paciencia e insista no procedimento a seu tempo.
O exercício físico é muito importante, nesta fase todas as actividades são bem vindas, em lugar de ficar frente á televisão sentado. Os pais deverão dar o exemplo, também praticando exercicio e comendo comida saudável, para que os filhos possam seguir bons exemplos em casa.

http://www.net-bebes.com

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: